jun
25
2015

Arquitetura brasileira: o charme do Edifício Copan

Quem nunca ouviu falar de Oscar Niemeyer, não é mesmo? Mundialmente famoso, o arquiteto brasileiro inspirou gerações e, até hoje, é sinônimo de modernidade. O projeto que deu origem à Brasília, capital brasileira, é uma das obras mais conhecidas do profissional. Porém, é em São Paulo que fica o Edifício Copan, moderno e robusto.

Criado na década de 1950, o prédio, ainda hoje, conta com traços contemporâneos. Toda a robustez do concreto armado é quebrada pelas linhas curvas. Localizado em um dos pontos mais movimentados da capital paulista, a construção conta com 115 metros de altura, 35 andares (incluindo três comerciais), além de dois subsolos, e cerca de dois mil residentes. São seis blocos e mais de mil apartamentos, todos em formas que lembram ondas. Além do espaço de moradia, o Copan traz mais de 70 lojas comerciais e até 1986 contava com um cinema.

arquitetura-brasileira-o-charme-do-edificio-copan

Entretanto, o que muitos não sabem, é que ao longo da sua construção, o edifício passou por alterações e Niemeyer acabou de afastando do projeto. Um período conturbado, até a década de 1980, fez com que muitos moradores se afastassem do local. Porém, logo após esse período, o edifício passou por uma revitalização e atraiu a classe média. Hoje, é motivo de orgulho para os seus moradores.

A fachada de 45 mil metros quadrados é um dos principais destaques, e um gerador próprio garante que o prédio fique abastecido por energia elétrica até seis horas.

arquitetura-brasileira-o-charme-do-edificio-copan-2

O Edifício Copan é um marco na história da arquitetura brasileira, e continua sendo uma referência, graças ao seu design e estilo único.

Projetos com essa magnitude são sempre ótimas pedidas para a apreciação e inspiração, além de valorizarem a arquitetura brasileira mundialmente.

Propostas assim, também fazem parte do portfólio da Weiku. Inúmeros projetos com características marcantes e distintas que, aliadas à aplicação do PVC, revelam um design arrojado e diferenciado.

arquitetura-brasileira-o-charme-do-edificio-copan-4

arquitetura-brasileira-o-charme-do-edificio-copan-3

 

Gosta do Edifício Copan? Visite www.weiku.com.br e veja muitos projetos que se assemelham a esse estilo!