mar
24
2015

O clássico e o moderno se fundem em projeto da arquiteta e urbanista Shyarra Roberta Robl Becker

Conhecida como a “Casa das Rosas Vermelhas”, a residência – que fica no centro de São Bento do Sul (SC) – se entrelaça com a história da cidade, colonizada por alemães. Com traços bem característicos, que agregam em um único projeto tijolos à vista, madeira e alvenaria, a edificação da década de 1920 passou recentemente por uma ampliação, reforma e revitalização. Hoje, detalhes modernos contrastam com o clássico e deixam ainda mais evidentes a arquitetura colonial, típica da região.

projeto-arquiteta-shyarra

Na casa, fica o escritório da arquiteta e urbanista Shyarra Roberta Robl Becker que, agora, conta com portas e janelas da linha Retrofit, da Weiku.

arquiteta-shyarra

Os traços originais, como o pinázio, foram mantidos. Porém, as novas peças garantem isolamento térmico e acústico aos ambientes. “As aberturas da Weiku nos permitem manter o estilo das aberturas, sem interferir na dimensão e estética das janelas antigas. Além disso, priorizamos os quesitos térmico e, principalmente, acústico, pois em um escritório de arquitetura e criação – em pleno centro da cidade – precisamos desse diferencial”, explica Shyarra.

projeto-arquiteta-shyarra-5

projeto-arquiteta-shyarra-4

As rosas centenárias foram valorizadas após a inserção de treliças com estilo antigo, mas de material moderno – o que garante uma manutenção mais prática.

“Sou apaixonada pelo antigo, pela história das cidades. Mas, hoje, prefiro utilizar uma mescla do rústico e do moderno na maioria dos projetos, o que os torna contemporâneos, mas aconchegantes e acolhedores”, conta a arquiteta.

projeto-arquiteta-shyarra-3

As janelas da Weiku, que também são utilizadas pela Casa Rara em projetos de clientes, contrastam com o piso de madeira do interior da residência e com as colunas da varanda – típicas de construções com traços germânicos. As arandelas, responsáveis pela iluminação do ambiente externo, deixam ainda mais claro o charme da residência, que possui 220m², dos quais 70m² são da recente ampliação.

projeto-arquiteta-shyarra-2

Que tal, então, se inspirar no escritório dessa talentosa arquiteta e levar o mix de estilo para a sua obra? Veja outras opções em nosso site; www.weiku.com.br