2016 abr 07

O  repentino falecimento de Zaha Hadid gerou uma onda de comentários em homenagem a uma das figuras mais proeminentes da arquitetura. Uma pioneira “corajosa e radical”, primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker, o enorme impacto de Hadid no mundo da arquitetura é inegável.

Hungerburgbahn_Bergstation880_420
Zaha Mohammad Hadid, foi uma  arquiteta  iraquiana-britânica identificada com a corrente  desconstrutivista da arquitetura.
Formou-se em matemática na  Universidade Americana de Beirute. Após se formar, passou a estudar na  Architectural  Association  de  Londres. Depois de se graduar em arquitetura, tornou-se membro do Office for Metropolitan Architecture  (OMA), trabalhando com seu antigo professor, o arquiteto  Rem Koolhaas. Em 1979, passou a estabelecer prática profissional própria em Londres. Na  década de 1980, também lecionou na  Architectural Association.
Grande parte da obra de Zaha Hadid é conceitual.

Entre seus projetos executados estão:

⋅ Vitra Fire Station (1993), Weil am Rhein, Alemanha

99099a6be2e7ac5fb0fcb63439bca769

⋅  Centro Rosenthal de Arte Contemporânea (1998), Cincinnati, Ohio, EUA

centro_de_arte_contemporaneo_rosenthal

⋅  Terminal Hoenheim-North & estacionamento (2001), Estrasburgo, França

3939_l

⋅  Bergisel Ski Jump (2002), Innsbruck, Áustria

Bergisel_sprungschanze_von_suedwest_detail

⋅ Central Building of the BMW Plant Leipzig

BMW_Leipzig

Zaha Hadid também realizou trabalhos de interiores alto-padrão, incluindo a  Zona da mente no Domo do Milênio em Londres.
Vencedora de diversas competições internacionais, alguns de seus projetos vencedores nunca foram construídos: notavelmente  The Peak Club em Hong Kong (1983) e a  Ópera da Baía de Cardiff em Gales, 1994.

Em 2004, Zaha Hadid se tornou a primeira mulher a receber o  Prêmio Pritzker  de Arquitetura, atribuído pelo conjunto de sua obra. Anteriormente também fora premiada pela  Ordem do Império Britânico pelos serviços realizados à arquitetura. Em 2015 ela quebrou a hegemonia masculina, ao ser laureada com a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects.

Segue em baixo imagens do 1° projeto de Zaha Hadid no Rio de Janeiro (Fonte: O Globo)

n

snip_20160405114438

http://www.zaha-hadid.com/

Fotos: Files are licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário