mar
18
2016

Conheça o bairro Vauban referência de sustentabilidade e qualidade de vida

A sustentabilidade há muito tempo deixou de ser apenas uma palavra da moda e passou a ser uma prática diária no nosso cotidiano, afinal de contas a preocupação com a saúde e bem estar da nossa família, assim como o o legado que deixamos para as futuras gerações é de grande importância. Existem várias atitudes que contribuem neste sentido, e hoje nós vamos trazer para você o bairro de Vauban onde a sustentabilidade está presente no cotidiano dos moradores.

blog_posts_880_600

O bairro que fica na cidade alemã de Freiburg, anteriormente era uma base militar, e começou a ser revitalizado, no início dos anos 90 a partir da conscientização dos moradores em relação ao uso de energia. Atualmente o bairro que tem a capacidade de em torno de 5 mil habitantes e teve a sua conclusão do seu projeto no ano de 2006 é referência mundial na sustentabilidade. Para você ter uma ideia todas as casas são desenvolvidas para captarem a sua energia através de placas de captação solar além disso as casas foram projetadas para captar a água da chuva para ser utilizadas na irrigação dos jardins e vasos sanitários.

fotos 03_16_2016 (9)

Outro ponto muito bacana é o design das casas que foram desenvolvidas para aproveitar o clima da região, por exemplo no verão as varandas ajudam na entrada direta da luz do sol, e no inverno os projetos contam com vidros que mantém a parte interna aquecida. Uma ótima ideia de aproveitamento não é mesmo?

fotos 03_16_2016 (8)

Outra ação muito bacana tomada é a de deixar as ruas mais livres da circulação de carros, nos arredores do bairro foram construídos estacionamentos para os visitantes além disso existem espaços específicos como ciclovias e também para os bondes, assim os moradores podem aproveitar passeios com a família sem nenhuma preocupação, já imaginou morar em local desses, um sonho não é mesmo?

fotos 03_16_2016 (5)

fotos 03_16_2016 (7)

Como falamos acima morar em local assim parece ser um sonho, mas é possível com a mudança de atitude de todos nós, a Weiku é uma empresa que tem a sustentabilidade como um dos seus pilares sendo a primeira empresa no Brasil a não contar com a adição de chumbo na composição dos perfis, além disso nosso PVC é 100% reciclável. Até o nosso próximo encontro comunidade Weiku, e não deixem de interagir com a gente!